A disputa pelo olhar e, por trás desse movimento, pelas decisões de compra é um dos motivos das empresas desenvolverem marcas, peças e objetos que comunicam valores. Transmitir esses conceitos, despertar desejos e seduzir as pessoas são objetivos da comunicação visual. Entre os materiais aos quais os especialistas – designers, arquitetos e publicitários – recorrem para dar forma a essa linguagem, o acrílico ocupa lugar de destaque.
Nesse tipo de trabalho de comunicação visual os materiais têm características específicas que vão da qualidade da superfície, flexibilidade e durabilidade até a aspectos semânticos. No universo da comunicação visual – o acrílico possui propriedades que fazem com que ele seja a prioridade de escolha, principalmente em luminosos ou backlihgts. Outra qualidade do acrílico nos luminosos, como “bacias”, “bolhas” e “elipses” é o fato do material ser moldável e estar disponível em uma vasta gama de cores.
Do ponto de vista prático, o material necessita ser resistente e não sofrer perdas de suas propriedades ao longo do tempo, além de ser fácil de limpar. Do ponto de vista estético, estar em harmonia com a arquitetura. Entre as qualidades do acrílico para a comunicação visual está a sua propriedade de conferir modernidade e leveza aos elementos onde é aplicado. Sua transparência, gama de cores, peso, resistência e facilidade de manuseio são características importantes e desejáveis nos projetos de comunicação visual externa.
O material de comunicação visual de uma empresa deve alinhar-se à definição estratégica da organização e o designer precisa estar orientado para isso. O acrílico é um produto de fácil utilização para os projetos de comunicação visual – luminosos em acrílico, fachadas, internos, sinalização e PDV’s. Entre as principais qualidades do acrílico estão suas características de não quebrar, ter maleabilidade, leveza e aceitar a aplicação de adesivos e serigrafias. Além disso, há atualmente no mercado ferramentas de recortes e gravações – lasers e routers, além de sistemas de colagens que permitem um conjunto de possibilidades para os projetos.
O acrílico também possibilita maior visibilidade e menor manutenção nas peças de comunicação visual sejam elas em áreas internas ou externas.
Comportamento do mercado
No Brasil, o segmento de comunicação visual responde pela maior parcela do consumo das chapas acrílicas. Estima-se que somados às peças para os PDV’s, esse total ultrapasse 60%. Por isso, esses setores funcionam como termômetro do comportamento do mercado.
As ações de comunicação visual costumam aumentar nos momentos de crise e, por isso, é visto com otimismo o desempenho do setor no próximo ano.
Acrílico e comunicação visual estão diretamente relacionados. Um tem a necessidade do outro e o acrílico dá charme inigualável ao produto final.
Fonte: Indac