Acrílico colorido se destaca na decoração, saiba combinar

acrílico colorido

acrílico coloridoNão é de hoje que o acrílico marca presença na decoração, a exemplo de peças clássicas que resistem até hoje, como a cadeira DKR, da dupla Charles (1907- 1978) e Ray Eames (1912- 1989), criada em 1950, ou as inconfundíveis criações da italiana Kartell, fundada em 1949. A retomada do acrílico vem acontecendo nos últimos anos, alçando o material ao status de queridinho de designers e arquitetos em projetos de todo tipo – de sofisticados e clássicos a divertidos e contemporâneos. Aliás, o acrílico está muito ligado ao lúdico, pois lembra móveis de brinquedo, e dá um “refresh” aos ambientes pela leveza, suavidade, transparência e colorido do material.

Também conhecida por nomes como polimetil-metacrilato e policarbonato, a matéria-prima está em peças de todo gênero: de objetos decorativos, passando por luminárias, até mobiliário. O designer chileno Enrique Rodríguez, radicado em São Paulo, utiliza o acrílico desde o começo de sua carreira, em 2000, e cria todo tipo de peças na área de decoração, além de iluminação e arte. “Procuro transpassar para o acrílico a linguagem do papel, que é a alma do meu trabalho. Utilizo o material sempre com recorte e dobra, nunca com colagem, que é a parte mais frágil na estruturação das peças fabricadas com acrílico“, explica.

Vantagens do acrílico colorido

Para Rodríguez, as grandes vantagens do acrílico são facilidade de limpeza, ausência de porosidade, resistência, maleabilidade e beleza plástica. “Escolhi trabalhar com o material pelas possibilidades de resistência que oferece na dobra, pelas variedades e cores, pela transparência 100% translúcida do acrílico cristal e pela leveza comparativamente em relação ao vidro”, enumera. Já Francisca afirma que optou pelo material pelo fato de ser fundido. “Com moldes de silicone posso repetir várias peças.”

Outra vantagem do acrílico é a possibilidade de cobrir grandes extensões com leveza, além de ser um grande aliado do designer e do arquiteto para definir diferentes graus de luz no ambiente. A designer de interiores Paola Ribeiro diz que o acrílico é uma ótima opção quando se trata de organização, como divisórias e frente de gavetas de closets e armários, além de caixas para proteger objetos. “É mais seguro, maleável e prático quando comparado ao vidro.”

Como combinar acrílico colorido

O acrílico colorido é bastante usado para dar um toque de humor ao ambiente ou quando este precisa de uma cor ou um contraste moderno. A dica é ir com bom senso, sem exageros de peças num único ambiente. Portanto, usar peças de acrílico em detalhes é a grande sacada. “Uma forma interessante de combinação é contrastar o acrílico colorido com peças retas, limpas e neutras, por exemplo, tecidos crus, cinzas e metais (aço). Paredes com acabamento em concreto também são uma boa combinação”, diz Rodríguez.

Acrílico transparente

Apesar da infinidade de cores permitida pelo acrílico, há quem prefira usá-lo na sua essência: transparente. É o caso da arquiteta Maria di Pace, que atualmente está na Mostra Black, em São Paulo. “Gosto de usar acrílico em aparadores e mesas laterais e de centro”, diz. Segundo ela, os acrílicos compõem bem com madeira e sisal. “O que os outros elementos naturais têm para aquecer o ambiente, o acrílico tem de modernidade. Assim as peças se complementam”, ensina.

A designer de interiores Paola Ribeiro também aposta no acrílico incolor, branco e preto. Um exemplo é a mesa de centro que desenvolveu especialmente para o seu ambiente na Casa Cor 2013, em parceria com a loja Gabinete D, baseada na ideia de usar materiais totalmente distintos, mas que são muito utilizados na decoração. Assim, sua peça única tem base feita em mármore calacata, uma pedra branca nobre com veios marcantes e cinzas, que recebeu um tampo de acrílico incolor. “O acrílico valorizou ainda mais a base de mármore e criou duas bases possíveis para colocar objetos de decoração”, conclui.

Fonte: Vida e estilo

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest