Acrílico na Iluminação, um clássico com folego renovado

iluminação

 

Versatilidade do acrílico aliada à criatividade e competência de profissionais do setor permite a criação de peças únicas para a iluminação residencial e comercial

A utilização do acrílico na iluminação é o que podemos chamar de um casamento perfeito. Versátil, moderno e com características únicas que favorecem esse tipo de aplicação, como a diversidade de cores e a facilidade em adquirir novos formatos, o material aparece nas mais criativas soluções de iluminação e em peças como lustres e luminárias que, além de duráveis, são peças-chave na criação de ambientes modernos e valorizados.

O acrílico possui uma beleza muito peculiar. Por isso, ao colocar os olhos em uma peça produzida com ele, logo a identificam como algo luxuoso e sofisticado. Sem contar que se trata de um material de fácil moldagem e translúcido, que permite brincar com a luz ao mesmo tempo em que mantêm a qualidade da iluminação.

Para a produção das peças de iluminação são utilizadas as chapas acrílicas, material com elevada resistência térmica, alta estabilização contra raios ultravioleta, excelente transparência e com vários níveis de opacidade, além de apresentar desenhos e superfícies texturizadas, fantasia e fluorescentes. Outra vantagem das chapas acrílicas é que possibilitam a utilização de qualquer tipo de lâmpada, desde que o projeto respeite alguns quesitos, como a distância entre a lâmpada e a chapa, a espessura da chapa, a possibilidade de liberação de calor e a utilização de chapas originais que só amolecem a partir de 80º C em temperatura constante.

Características que fazem a diferença

Lustres de teto e de cabeceira, suporte para lâmpadas fluorescentes, cúpulas, pé de abajur, são inúmeras as possibilidades de objetos para iluminação que podem ser criados com acrílico. A leveza que proporciona nas peças, a facilidade de limpeza e a possibilidade de utilização em todos os ambientes, são características intrínsecas do acrílico em iluminação.

Outra grande vantagem do acrílico na iluminação é sua qualidade inigualável de difusão da luz e os efeitos conseguidos por meio de cores, formas e texturas, difíceis de serem obtidos em outros materiais. Além de ser leve e ter resistência a impactos, o material é flexível – atributos muito importantes para o setor de iluminação. Além disso, a capacidade do acrílico na condução da luz e na potência de energia, acarreta um menor consumo.

O acrílico também é muito resistente, de grande durabilidade, moderno, versátil, de fácil manutenção e agrega design e estilo à qualquer ambiente, tendo conquistado muitos mercados mundiais e cada vez mais tem crescido no Brasil. Além de ser um material diferenciado, é ecologicamente correto, pois é 100% reciclável.

Se tem acrílico, o resultado é, sem dúvida, um sucesso.

O acrílico deixou de ser uma tendência e se tornou uma realidade muito forte no segmento de iluminação. Os destaques ao seu favor são as possibilidades diversas no tocante a formas visuais, cores, brilho, suavidade, leveza, difusão de luz, durabilidade e possibilidades infinitas de criação e concepções construtivas de fabricação de modelos – desde os mais convencionais aos de maior complexidade – alinhando-se facilmente ao potencial criativo dos profissionais das áreas de criação e desenvolvimento.

Desafios do setor de iluminação

Apesar de estar em constante crescimento, o setor de iluminação residencial e comercial no Brasil ainda tem alguns desafios a serem transpostos. Elevar o grau de percepção de valor e introdução do acrílico ao segmento, por meio de bons projetos, é uma constante meta a atingir. Não se trata de aplicar o acrílico apenas como substituição ao vidro, como vem acontecendo em escala crescente, mas principalmente atingir novos patamares de aplicação e performance não usuais pelos produtos atuais e substitutos.

Conheça os benefícios que o Acrílico Iluminação oferece

50% mais leve do que o vidro, além de ser mais seguro, já que é mais resistente e não estilhaça;

Transparência em chapas cristais é de 92%, independente da espessura;

Com o polimento adequado, as bordas do material transferem a luz;

Alta resistência a intempéries e aos raios ultravioletas do sol, podendo ser aplicado em ambientes externos mantendo sua transparência por pelo menos 10 anos;

Ótima durabilidade, não necessita de manutenção constante, e traz facilidade na remoção de riscos e arranhões das superfícies, bastando polir manualmente o local com pano limpo e macio impregnado com polidor para móveis ou específicos para plásticos. Para a eliminação de sujeiras, é necessário apenas usar um espanador de pó ou lavar o objeto com água e sabão neutro.

Fonte: Indac

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest