Estruturas foram trazidas por um dos maiores cargueiros do mundo
As peças de acrílico que vão compor a cúpula do Aquário do Pantanal chegaram ao aeroporto internacional de Campo Grande na noite de quinta-feira (25) às 19h12 e atraiu dezenas de pessoas ao mirante da Avenida Duque de Caxias. Conforme o previsto, o descarregamento das peças ocorreu a partir das 21h, com a operação sendo encerrada somente na madrugada (2h40) desta sexta-feira.
O material transportado por duas carretas chegou ao canteiro da obra às 4h. Importados dos Estados Unidos, os equipamentos foram trazidos pelo avião Ilyushin II-76, um dos maiores cargueiros do mundo, que saiu dos EUA . Antes de chegar à Capital, a aeronave realizou uma parada técnica em Caracas, na Venezuela.
Um muck com capacidade para 50 toneladas foi necessário para retirar as estruturas, transportadas para o local da obra em caminhões tipo prancha. Ao contrário das demais peças do Aquário, que foram levadas dos EUA para o Porto de Santos (SP) por navio e percorreram rodovias até Campo Grande, os construtores desta vez optaram pela logística aérea, já que as unidades da cúpula têm 8 metros de diâmetro e o transporte em rodovia, a partir de Santos, implicaria na desmontagem de pelo menos quatro praças de pedágio.
A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deflagrou uma operação especial para receber o voo, que envolveu a Polícia Federal e a Receita Federal. De acordo com a superintendente da Infraero em Campo Grande, Bárbara Antonia dos Reis Netto, a ação exigiu procedimentos internos e autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).
As sete estruturas de acrílico que formarão o chamado dome room do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal serão instaladas dentro de um mês, conforme previsão dos engenheiros da obra em construção pelo Governo de Mato Grosso do Sul no Parque das Nações Indígenas.
Fonte: Correio do Estado e Aquidauana News