Aquário do Pantanal recebe novas peças de acrílico importadas dos EUA

aquário-do-pantanal

aquário-do-pantanalEstruturas foram trazidas por um dos maiores cargueiros do mundo

As peças de acrílico que vão compor a cúpula do Aquário do Pantanal chegaram ao aeroporto internacional de Campo Grande na noite de quinta-feira (25) às 19h12 e atraiu dezenas de pessoas ao mirante da Avenida Duque de Caxias. Conforme o previsto, o descarregamento das peças ocorreu a partir das 21h, com a operação sendo encerrada somente na madrugada (2h40) desta sexta-feira.

O material transportado por duas carretas chegou ao canteiro da obra às 4h. Importados dos Estados Unidos, os equipamentos foram trazidos pelo avião Ilyushin II-76, um dos maiores cargueiros do mundo, que saiu dos EUA . Antes de chegar à Capital, a aeronave realizou uma parada técnica em Caracas, na Venezuela.

Um muck com capacidade para 50 toneladas foi necessário para retirar as estruturas, transportadas para o local da obra em caminhões tipo prancha. Ao contrário das demais peças do Aquário, que foram levadas dos EUA para o Porto de Santos (SP) por navio e percorreram rodovias até Campo Grande, os construtores desta vez optaram pela logística aérea, já que as unidades da cúpula têm 8 metros de diâmetro e o transporte em rodovia, a partir de Santos, implicaria na desmontagem de pelo menos quatro praças de pedágio.

A Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero) deflagrou uma operação especial para receber o voo, que envolveu a Polícia Federal e a Receita Federal. De acordo com a superintendente da Infraero em Campo Grande, Bárbara Antonia dos Reis Netto, a ação exigiu procedimentos internos e autorização da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

As sete estruturas de acrílico que formarão o chamado dome room do Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da Ictiofauna Pantaneira, o Aquário do Pantanal serão instaladas dentro de um mês, conforme previsão dos engenheiros da obra em construção pelo Governo de Mato Grosso do Sul no Parque das Nações Indígenas.

Serão afixadas entre dois túneis de acesso aos aquários, cujas estruturas, também de fabricação norte-americana, já foram adquiridas e estão sendo transportadas por navio até o Porto de Santos, com previsão de chegada ao Brasil em outubro.
As peças do cilindro tem espessura de 16 centímetros, enquanto as da cúpula, 8 centímetros. O engenheiro Luiz Mário Penteado, da Comissão Especial de Trabalho criada pelo governador André Puccinelli para acompanhar a construção do Aquário do Pantanal, informou que a instalação da estrutura da cúpula não será de imediata. Ele adiantou que 85% da obra já foram concluídas.

 

Fonte: Correio do Estado e Aquidauana News

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest