As 10 diferenças entre Espelho Comum e Acrílico

espelho

 

1. Composição

O vidro do espelho comum é um sólido amorfo, que é um composto inorgânico que foi direto do estado líquido para o sólido sem passar pela fase de cristalização, e por isso que ele é mais quebradiço e frágil. O acrílico é basicamente um plástico (um termoplástico transparente) chamado de polimetil-metacrilato ou PMMA, e por isso é mais resistente.

2. Reflexo

O reflexo no espelho convencional é maior e mais fiel à realidade do que no espelho de acrílico, onde as possíveis imperfeições e ondulações na imagem dependem da espessura e da superfície em que o espelho de acrílico será aplicado.

3. Peso

O espelho de acrílico chega a ser 50% mais leve que o espelho de vidro comum com mesma espessura, ou seja, o acrílico tem a metade do peso do vidro e isso facilita na hora de instalação do produto. Além de possuir fretes mais baratos por ser mais leve.

4. Resistência à Queda

Ao cair, o espelho de acrílico não oferece grande perigo, pois ele é 10x mais resistente ao impacto do que o espelho de vidro, que é estilhaçado ao quebrar podendo provocar ferimento em pessoas.

5. Resistência à Arranhões

Quando o acrílico é arranhado ou sofre rachaduras, há a possibilidade de ser restaurado por polimento. Porém, quando o mesmo ocorre com o espelho comum, é necessário a eliminação ou substituição do mesmo.

6. Corte

O espelho de acrílico pode ser cortado numa maior variedade de formatos para agradar o gosto do cliente. Por isso, e por ter um corte mais fácil, eles são comumente utilizados como objetos de decoração, enquanto o espelho comum não possui essa facilidade de cortes diferentes.

7. Reciclagem

Por ser um derivado fóssil, o acrílico perde para o vidro por ter uma reciclagem mais difícil e cara. Sendo que o vidro pode ser reciclado várias vezes e de maneira fácil e barata.

8. Instalação

A fixação do espelho de acrílico pode ser feita até com fitas adesivas, porém deve ser numa superfície plana, senão pode ocorrer ondulações no produto causando distorções na imagem refletida. No caso do espelho, a instalação deve ser mais cuidadosa e com recomendações como a necessidade de um distanciamento minimo entre o espelho e a parede para a ventilação.

9. Onde são utilizados

No espelho de acrílico, a imagem refletida pode ser ondulada e um pouco distorcida, e por isso é recomendado o seu uso para decoração e não para retrovisores de carros por exemplo. Já o espelho de vidro tem maior liberdade de locais possíveis para ser instalado.

10. Custo-benefício

Geralmente o vidro é um material mais barato que o acrílico, e isso reflete no preço dos espelhos de dados materiais. Porém o espelho de acrílico oferece um melhor custo-benefício quando levado em conta os tópicos acima.

Vantagens e Desvantagens do Espelho de Acrílico

Os pontos positivos da utilização de um espelho de acrílico podem ser resumidos em seu pequeno peso, sua resistência à quedas e arranhões, sua diversidade de cortes e pela facilidade de instalação. Enquanto apenas a imperfeição da reflexão da imagem e o difícil processo de reciclagem são suas desvantagens.

Vantagens e Desvantagens do Espelho Comum

As vantagens de um espelho de vidro são: seu brilho (por refletir mais luz que o espelho de acrílico) e seu reciclamento fácil e barato. Porém perde nos tópicos de peso, resistência, corte, instalação por ser um produto mais frágil e pesado.

Fonte: Artm

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest