Cientistas encontram adesivo de 3.500 anos

adesivo

adesivoPequim, – Cientistas chineses identificaram o uso mais antigo conhecido até agora neste país de um adesivo, uma gelatina de origem animal que data de cerca de 3.500 anos.

O adesivo foi encontrado em um bastão ritual com incrustações de marfim achado em um sítio arqueológico conhecido como o complexo funerário de Xiaohe, na província noroeste de Xinjiang, segundo a agência oficial “Xinhua”.

Trata-se do primeiro uso identificado na China de uma substância adesiva, e as análises mostraram que se trata de uma gelatina elaborada a partir de bovinos.

O sítio de Xiaohe, no leste da província de Xinjing, é da Idade do Bronze e começou a ser pesquisado em 1934 pelo arqueólogo sueco Folke Bergman.

O complexo tem mais de 300 túmulos, os mais antigos dos quais poderiam ter cerca de 4.000 anos, com caixões com forma de embarcação, e alguns dos corpos estavam mumificados e em bom estado de conservação devido ao clima seco e frio da região.

Imagem: Região de Xiaohe, China, onde adesivo foi encontrado: análises mostraram se trata de uma gelatina elaborada a partir de bovinos

Fonte: Exame

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest