A disputa pelo olhar e, por trás desse movimento, pelas decisões de compra, sejam elas de produtos ou serviços é um dos motivos de as empresas desenvolverem marcas, peças e objetos que comunicam valores. Transmitir esses conceitos, despertar desejos e seduzir as pessoas são objetivos da comunicação visual. Entre os materiais aos quais os especialistas – designers, arquitetos e publicitários, entre outros – recorrem para dar forma a essa linguagem, o acrílico ocupa lugar de destaque.
O arquiteto Carlos Dranger, sócio do escritório Cauduro Associados, um dos principais criadores de marcas e de projetos de comunicação visual no país, explica que nesse tipo de trabalho os materiais têm características específicas que vão da qualidade da superfície, flexibilidade e durabilidade até a aspectos semânticos.
No universo da comunicação visual – interna ou externa – o acrílico possui propriedades que fazem com que ele apareça com bastante freqüência nesse tipo de trabalho. Para o sócio do Cauduro o que leva o especificador a recorrer ao acrílico é, em primeiro lugar, sua translucidez. “O acrílico é o material mais indicado, por exemplo, para compor backlihgts”, afirma. Para ele, outros compostos como plásticos com PVC ou poliestireno não têm a qualidade e a uniformidade do acrílico. Dranger também aponta como qualidades do acrílico na comunicação visual, o fato de o material ser moldável e estar disponível em uma vasta gama de cores.
Outro estúdio que especifica com freqüência o acrílico é o A 6 Arquitetura + Design. A arquiteta Patrícia Baker Upton, sócia do A6, conta que, ao especificar um material para comunicação visual, considera tanto o aspecto da praticidade como o estético. “Do ponto de vista prático, o material necessita ser resistente e não sofrer perdas de suas propriedades ao longo do tempo, além de ser fácil de limpar”. “E, do ponto de vista estético, estar em harmonia com a arquitetura”, completa. Para Patrícia, entre as qualidades do acrílico nessas situações está a sua propriedade de conferir modernidade e leveza aos elementos onde é aplicado. “Sua transparência, gama de cores, peso, resistência e facilidade de manuseio são características importantes e desejáveis em projetos modernos”.
Leonardo Araújo, diretor-executivo do Gadretail, escritório que atua em projetos de arquitetura, ambientação, merchandising, sinalização e promoções – sobretudo em pontos de venda (PDV) – diz que o material de comunicação visual de uma empresa deve alinhar-se à definição estratégica da organização e o designer precisa estar orientado para isso. Na opinião do diretor-executivo do Gadretail, o acrílico é um produto de fácil utilização para os projetos de comunicação visual nos PDV’s. “Entre as principais qualidades do acrílico estão suas características de não quebrar, ter maleabilidade, leveza e aceitar a aplicação de adesivos e serigrafias”, afirma. Além disso, há atualmente no mercado ferramentas de recortes eletrônicos (lasers e routers) e sistemas de colagens que permitem um conjunto de possibilidades para os projetos.
Fonte: Indac