Na era da competitividade, a regra é valorizar ao máximo a apresentação dos produtos, e o acrílico já é sucesso garantido nas lojas. O mercado encontra-se cada vez mais competitivo e as empresas tem buscado soluções alternativas e originais para chamar a atenção do consumidor e conquistar credibilidade junto ao público. Mais do que chamar a atenção do consumidor, o PDV tornou-se um fator de decisão de compra para o consumidor, e o acrílico surge como uma inteligente saída para cativar e atrair os olhares dos compradores mais exigentes. O brilho, as possibilidades de transparência, texturas e cores que o material apresenta possibilitam a sua aplicação nos mais diversos setores.
Por que alguém desejaria gastar mais para ter uma ferramenta de comunicação em acrílico? A resposta é clara e objetiva: para vender mais.
Funciona como uma paquera. O cliente vai até a loja porque está em busca de algo. Podem ser informações sobre um produto ou pode já estar decidido. Ao entrar no ambiente, ele verá que o material de ponto-de-venda está ali, todo reluzente e se exibindo com charme e elegância para todos que passam. Não tem como não perceber. Ele para, admira, vê o produto e a marca, e segue seu caminho. Os desatentos dirão que nada mudou. Os analistas e pesquisadores afirmam que um breve affair é o suficiente para convencer o indivíduo a fazer uma compra e apreciar o produto e a marca.
Márcio Albino Dias é consultor de Marketing e conhece alguns números impressionantes. A velocidade dos olhos percorrendo as gôndolas pode chegar a 100km/h; o tempo de atração que gera o impulso da compra é de cerca de 12 milésimos de segundo; a tomada de decisão acontece em quatro segundos; e 70% dos consumidores afirmam que os displays fazem diferença na decisão de compra.
Ainda de acordo com o estudo da POPAI Brasil, o incentivo de 10% de desconto no valor do produto, aliado a uma boa apresentação, pode contribuir em até 200% no aumento das vendas – sendo que, quando o único apelo é o desconto, as vendas aumentam em não mais que 35%. O PVD dá visibilidade à marca, desperta a atenção e atrai o consumidor, incentivando a compra do produto. E é por isso que a atenção dada a esse fator tem crescido cada vez mais no mercado brasileiro.
Ao criar uma peça de ponto-de -venda em acrílico, é preciso conhecer o material para saber das reais possibilidades e como utilizá-las com inteligência
Planejar como vai ser o ponto de venda não é tarefa fácil. É fundamental que o empresário pense na sua loja, marca e produto de forma integrada. O display tem que estar de acordo com a arquitetura da loja. A estratégia de comunicação das marcas deve estar intimamente ligada ao design e aos materiais utilizados na confecção dos displays. O design dos displays deve ser condizente com a imagem do produto.
O acrílico faz quase tudo o que o designer imaginar. Aliando a tecnologia de corte a laser e a infinidade de possibilidades de cores o profissional de criação tem total liberdade para desenvolver e inovar. A transparência, a maleabilidade e a durabilidade são outros recursos inerentes ao acrílico que se completam na tarefa de dar charme aos materiais de ponto-de-venda. “O acrílico é um material versátil”, afirma Rosana Maradini, diretora da processadora de peças de acrílico Adornus associada ao Indac. “Além da beleza, é o mais fácil de moldar e o que tem mais brilho entre os plásticos.” O segredo para uma criação de sucesso está em saber unir essas características. “Quando um cliente nos procura, ele está disposto a investir em uma peça que tem glamour por ser um material mais elegante e sofisticado”, explica Mara de Souza, designer da Acriresinas, processadora de peças e também associada ao Indac.
O mercado de PDV é um dos que mais utilizam o acrílico no Brasil e no mundo. É uma aplicação que valoriza e enriquece o ponto de venda. Quando designers escolhem utilizar o acrílico em PDV, sempre visam a beleza que esse tipo de material traz para o ambiente. O acrílico é um material nobre e bastante adequado para ser explorado na apresentação de produtos por sua qualidade, sofisticação e tecnologia, além de permitir inúmeras possibilidades de criação e beleza para o ambiente.
Empresas como Lucky Strike, Chilli Beans, Timberland, Boticário, Fast Shop, Vivo, Tim, Claro, Philip Morris e todos os bancos já utilizam o acrílico na apresentação de seus produtos, devido à beleza e o destaque que transfere.
Atualmente cerca de 65% do mercado brasileiro de chapas acrílicas são voltados para o segmento de Comunicação Visual, incluindo luminosos, sinalização, displays e PVDs, e o segmento de PDVs, sozinho, representa cerca de 1/3 dessa parcela. Trata-se do maior segmento de chapas no Brasil, com grande potencial de expansão devido a possibilidade de conquistar participação de outros plásticos usados nesta aplicação e que não conferem o mesmo destaque para o produto final como o acrílico.
Quem não investir em PDV estará perdendo mercado e nos dias de hoje, com a velocidade de informações e concorrência, ninguém deve correr este risco. Os prejuízos serão bem maiores do que os investimentos que a empresa faria no PDV.
Observe, a seguir, alguns diferenciais do acrílico para displays e PDVs:
A coleção de cores das chapas acrílicas desenvolvidas para PDVs vai além do espectro das cores do dia-a-dia. São tons neon – elétricas, luminescentes, que mudam os efeitos enquanto são observadas. As cores são tão surpreendentes que você não consegue parar de olhar.
A variedade de cores das chapas acrílicas é perfeita para merchandising de produtos eletrônicos, acessórios de computador, softwares, multimídia, assim como para cosméticos, calçados esportivos, etc.
Desempenho do acrílico
A elevada resistência das chapas acrílicas consegue suportar o alto tráfego dos ambientes das lojas, proporcionando vida longa de serviços do seu display ou PDV. Esta alta performance do acrílico, tanto para resistência ao impacto quanto para a resistência ao tempo, se deve à industrialização do acrílico de alta qualidade por parte das empresas associadas ao Indac
As chapas acrílicas também são fáceis de serem processadas – no corte, na moldagem, na colagem – possibilitando a elaboração de peças com inúmeras formas e design, acompanhando e valorizando sua criatividade.
Efeitos prateados
Trata-se de uma linha de chapas acrílicas com efeito prateado que traduz uma nítida aparência de metal. É uma excelente opção para praticamente todo tipo de PDV utilizado como acessório de loja.
Combina o efeito decorativo do metal com todas as vantagens do acrílico, pois além do reflexo metálico, também é fácil de cortar, furar e polir as bordas – além de ser leve e fácil de manusear.
A linha de chapas acrílicas com efeito metálico possibilita criar displays com designs inovadores e com efeitos visuais revolucionários.
Cores sob encomenda
Devido ao processo de fabricação das chapas acrílicas fundidas ou “cast”, o cliente pode solicitar qualquer cor de sua escolha, o que possibilita a oferta literal de milhões de opções para seu display, PDV, acessório, sinalização e outras aplicações. Você pode escolher chapas com cores translúcidas, transparentes ou opacas, com acabamento das superfícies brilhantes ou texturizadas.
As cores sob encomenda podem ser produzidas em pequenas quantidades visando atingir aplicações específicas, tornando o processo de elaboração de displays e PDVs econômicos e empolgantes.
A quantidade mínima de produção sob encomenda varia de acordo com o tamanho e a espessura chapa, bem como da política comercial da empresa fabricante de chapas associada ao Indac: Bérkel, Castcril, Dacril, Mapro, Sinteglas, TC Acrílicos e Unigel Plásticos.
Podem ser oferecidas diferentes texturas das superfícies das chapas acrílicas, permitindo o uso e o controle da luz em diferentes medidas. Estas texturas utilizadas em displays internos e externos podem encantar e surpreender todos os públicos… além inspirar e fazer sua imaginação se abrir em busca de novas idéias.
As chapas acrílicas podem ter a superfície texturizada em uma ou ambas as faces. Também são disponíveis em três níveis de texturização, provocando diferentes opções de translucidez para difusão uniforme da luz.
Fonte: Indac