O acrílico utilizado nos instrumentos musicais – especificamente nas Guitarras – marcou história durante as décadas de 70 e 80. E agora retorna, com muita força.
O site da INDAC entrevista Luthier Leandro Walczak, responsável pela Walczak Select Hand Made, empresa 100% brasileira que fabrica instrumentos musicais com atenção especial aos detalhes como qualidade e personalidade. Por isso o acrílico tem se dado tão bem na produção dos produtos da empresa.
A Walczak utiliza o Acrílico no modelo de guitarra em formato V, chamada de V Max, tanto no início da linha de produção, com a usinagem da madeira do corpo do instrumento (utilizando gabaritos feitos em chapas acrílicas cortadas a laser) quanto no final da produção, com os escudos decorativos em acrílico. O conjunto deste trabalho confere ao modelo seus diferenciais estéticos e de qualidade.
Site INDAC: Porque você optou pelos gabaritos em acrílico para a produção e usinagem de guitarras?
Leandro Walczak: “Foi utilizado o acrílico pela praticidade do corte a laser, pois a margem de erro é mínima e o acrílico é um material de fácil adaptação e manuseio. O material também proporciona mais qualidade na execução de peças em maior quantidade e a praticidade em se repor um gabarito danificado”.
Site INDAC: O custo pela utilização do acrílico tem sido satisfatório?
Leandro Walczak: “Com certeza, pois ele é mais barato que uma matriz em náilon ou outro material plástico. Compensou em preço, durabilidade e tempo de confecção, pois a matriz já vem pronta. O desenho da matriz sai direto do programa de computador para o corte a laser da chapa acrílica. Estamos nos adaptando para substituir tudo que já possuímos por esse mesmo sistema”.
Site INDAC: Porque você escolheu o acrílico para o escudo que decora a guitarra V Max, e qual foi o efeito no projeto?
Leandro Walczak: ” Os escudos em acrílico já eram usados desde o final da década de 70. O acrílico é considerado uma matéria prima nobre em comparação a outros plásticos como o polietileno ou o PVC. Também revelam um acabamento mais brilhante, uma grande durabilidade a riscos e à ação do tempo, além de uma beleza estética que conta muito. A diferença é impactante, quando o cliente olha para a guitarra, sente o brilho e a qualidade, percebe que foi um trabalho mais elaborado e com ótimo acabamento – não tem como resistir”.
Fonte: Indac