A importância da identidade visual para a Pequena e Média Empresa

identidade visual

Poucos recursos, foco preciso, público a conquistar. Muitas, muitas atribuições para poucas pessoas, às vezes, para uma só. Mas, depois da escolha de um bom nome e do estudo de uma boa marca, a construção da identidade visual para a Empresa é um fator primordial, e o reconhecimento do público para as soluções que a empresa oferece é o papel da comunicação visual.

A identidade visual é toda linguagem comportamental que a empresa adota como padrão para o seu relacionamento. É na leitura visual que os consumidores reconhecem qual o universo, o ambiente, a forma, o jeito de ser daquela marca. A identidade visual nos permite conceituar a empresa em seu caráter seja ela uma empresa de vanguarda seja  uma empresa tradicional. Permite- nos distinguir se é uma empresa moderna ou se tem elementos saudosistas; se é de tendência ou se é apenas uma revendedora de estilos.

A identidade Visual declara diretamente com quem a empresa quer conversar. Se for uma empresa que busca trabalhar com produtos para uma classe mais elitizada, cores pasteis, fontes simples com toque de sofisticação, elementos neutros e precisos darão à comunicação empresa-cliente o toque que enche os olhos desse público.

Caso destine- se  a uma classe crescente, como a nova Classe C que surge no Brasil com grande força,  os elementos de poder, as  cores quentes e de tom, que definem aquisição e satisfação, serão os elementos definitivos, respeitando, claro,  o universo do produto.

Para cada produto ou universo de produto, uma linguagem. Para cada público, um comportamento.

O importante é conhecer bem o público com quem você quer se comunicar. Observar os elementos básicos desse universo de pessoas é o segredo do reconhecimento direto público – empresa.

Exemplo: Apple. A Apple foi tão precisa nesse conceito que deixou de ter clientes para ter fãs. A marca passou a ditar a tendência do seu mercado, do seu público, dos seus fãs.

O segredo disso: conhecer bem para quem você vai trabalhar. Atender essas necessidades, compreender tão bem as pessoas do seu universo de marca a ponto de inverter o caminho da atenção.

Uma boa comunicação visual é avaliada no primeiro olhar. O futuro cliente bateu o olho e já entendeu o comportamento da empresa. Podemos dizer que essa comunicação é nota 10.

É  papel da comunicação visual trazer o esclarecimento do status e o valor agregado. Elementos difusos tem um valor;  elementos sofisticados tem outro. Contudo,  a escolha desses elementos está no direcionamento do público.

Uma pastelaria em um bairro de periferia poderá ter uma linguagem sofisticada e uma estética que demonstrem que o produto ofertado tem preço acima do preço padrão empregado pelas outras pastelarias da região. Aí, o segredo do sucesso está  na regra qualidade e preço, preço e qualidade. O valor cobrado deverá justificar o momento. Porém, a comunicação visual avisa  o público local de que o preço ali é diferenciado.

Uma comunicação visual é eficiente quando avisa que ali o preço é diferenciado e explica o porquê. As pessoas, por mais que tenham um poder aquisitivo mais baixo e poucas referências de leitura, destinarão o seu momento de lazer e prazer naquele local por conta dos diferenciais que aquele estabelecimento proporciona.

É papel da comunicação visual informar o público local e geral de que aquele estabelecimento é diferente por vários motivos. Quando os clientes não só entendem mas também explicam os diferenciais de qualidade de um determinado estabelecimento, podemos, então,  dizer que a comunicação visual cumpriu o seu papel. O papel do valor, do status, da qualidade e do preço; do preço e da qualidade.

Seja qual for o tamanho da sua empresa, saiba que definir bem o seu público e construir uma comunicação visual que fale diretamente com ele são ferramentas indispensáveis ao sucesso do empreendimento.

Soluções criadas e público bem informado acerca do produto. Esta é a missão da comunicação visual para trabalhar bem a sua marca e para ambientar  a empresa no mercado.

Fonte: App Brasil

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest