No novo milênio, a quantidade de produtos ofertados tornou-se muito maior do que a demanda. Cada vez mais as empresas vem se empenhando em gerar produtos de valor que atendam às necessidades de seus clientes. O mercado das vendas passou a ser profundamente estudado e pesquisado e o marketing vem tentando desvendar as peculiaridades de cada setor e o comportamento do consumidor.
Essas pesquisas de mercado comprovam cada vez mais a eficácia do display no ponto de venda e apontam esse trabalho como o mais importante diferencial competitivo, até mais importante do que a marca do produto, principalmente no mercado de commodities. Embora a propaganda tenha a função de divulgação e de captação do público alvo, é no ponto de venda onde tudo acontece, onde a transação é efetivada. Este é o chamado momento da verdade, em que o cliente leva ou não o produto para casa, ou pior, leva o da concorrência. Uma vez que as pesquisas apontam que um dos fatores mais importantes para a compra hoje em dia é a conveniência, o trabalho de comunicação por meio de um display é vital para obtermos um resultado de sucesso. De nada adianta fabricarmos um produto estrela e investirmos em uma excelente campanha publicitária, se ele não for bem trabalhado no ponto de venda, podendo até gerar um resultado negativo se o produto for mal exposto. Por tal importância, devemos tomar cuidados, preferindo sempre trabalhar com empresas do ramo que tenham experiência e conhecimento assunto, pois expositores de má qualidade denigrem a marca e afastam o consumidor.
Para evitar que bons produtos fiquem estocados nas gôndolas ou nas prateleiras e para captar clientes, a utilização do display é essencial. Sem dúvida, é o melhor meio de chamar atenção e a melhor forma de incrementar as vendas.
Benefícios do investimento em pdv:
– destaque do produto;
– destaque da marca;
– presença no ponto de venda;
– conveniência ao consumidor;
– excelente custo benefício em relação aos investimentos em mídia;
– preferência do lojista/varejista por expositores que agreguem valor ao ponto de venda;
– chamar a atenção sem perturbar o consumidor;
– compra por impulso;
– aumento nas vendas;
– aumento na participação no mercado.
Fonte: GiraBelo