Saiba a importância de sinalizar Combate a Incêndio

News: Combate a Incêndio - Cerbisoriani

Segundo autoridades e especialistas, pequenas ações de Combate a Incêndio podem evitar inúmeras tragédias.

Mas como saber se um estabelecimento oferece um sistema de segurança adequado para situações de emergência?

Deve-se inicialmente verificar o alvará de funcionamento do estabelecimento, que deve estar fixado na entrada, emitido pela prefeitura e órgãos responsáveis, como o Corpo de Bombeiros. O alvará possibilita saber se o estabelecimento possui um sistema adequado de combate em situações de emergência.

O sistema de segurança consiste na sinalização e iluminação de emergência, rotas de fugas, saídas de emergência, portas corta-fogo, bem como extintores, alarmes de incêndio ou Sprinkler (chuveiro automático para sistema de combate a incêndio).

É importante manter a calma, ficar atento a alarmes, sinais suspeitos, sinalizações de emergência e orientações da brigada de incêndio.

Entenda a Sinalização de Emergência

A sinalização de emergência é composta pelas placas de sinalização de rota de fuga, saída de emergência e sinalização de combate a incêndio. Esse tipo de sinalização é essencial para facilitar a visualização das saídas e dos equipamentos em situações de incêndio e falta de luz no ambiente, já que as placas devem ser confeccionadas com tinta fotoluminescente.

Placas de sinalizações de Orientação e Salvamento:

– Sinalização Saída de Emergência: Indicam as saídas de emergência.

– Sinalização Rota de Fuga: Sinaliza que a saída de emergência encontra-se em outro andar e a seta deve direcionar o pavimento superior ou inferior (em caso de emergência não se deve utilizar os elevadores).

– Sinalização do Número do Andar: Sinaliza o pavimento da edificação, localizam-se no interior das escadas, patamar e porta corta-fogo.

– Sinalização Rota de Fuga Complementar: Complementam a sinalização principal de orientação e salvamento, indicam a rota mais próxima para saída de emergência, localizam-se na parede, próximo ao piso e/ou no piso de rota de saída.

Sinalização de Combate a Incêndio:

– Sinalização de Extintores: Demonstra a localização dos extintores do local.

– Sinalização dos alarmes de incêndio: Sinaliza onde o alarme de emergência pode ser acionado, alertando as pessoas para evacuar o local por alerta de incêndio.

Outras sinalizações importantes:

– Sinalização de alta tensão: Indicam locais onde ha situação de risco de vida ou acidentes graves, bem como advertir riscos do contato direto ou indireto com eletricidade, dentre muitas outras informações que requeiram maior atenção pelo risco eminente, em grande parte das vezes fatal.

– Acesso restrito: Área, cujo conteúdo é exclusivo apenas a alguns usuários.

– Perigo: Esta sinalização tem por objetivo chamar a atenção, de forma rápida e inteligível, para objetos ou situações que comprometam o seu bem estar físico.

Essas placas ou adesivos de sinalização são responsáveis para identificar painéis, máquinas, salas, ou departamentos que necessitam de cuidados extras.

Investir em segurança é fundamental. Entre em contato conosco e faça um orçamento das placas de sinalização para seu estabelecimento, acesse nosso site.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest