Sinalização interna de segurança

sinalização

Todo estabelecimento é responsável pela vida de qualquer indivíduo nele presente – conheça a importância da sinalização interna de segurança.

Placas de sinalização interna de segurança são uma série de estímulos visuais destinados a orientar indivíduos, de forma rápida e precisa sobre alertas, riscos, perigos, métodos de prevenção, obrigatoriedades e rotas a serem traçadas em situações de ameaça.

O objetivo da sinalização de segurança está em assegurar qualquer pessoa, seja trabalhador ou visitante presente dentro de um estabelecimento. Dessa forma, advertindo riscos à saúde, prevenindo qualquer tipo de acidente e orientando ações em caso de situações de perigo.

Toda empresa ou estabelecimento comercial, seja qual for o seu tamanho ou número de colaboradores, é obrigado por lei a ter aplicadas placas de sinalizações de segurança em sua estrutura.

A sinalização de segurança é fiscalizada pelos bombeiros e pelo Ministério do trabalho e o descumprimento da mesma é cabível de penalidades e multas ao estabelecimento.

As regras de sinalização são padronizadas e regidas pelas normas NR-26, NBR-7195 e IT-20 

Norma de Sinalização Interna NR-26

Norma regulamentadora NR-26.1 que estabelece a obrigatoriedade de serem adotadas cores para sinalização da segurança em estabelecimentos e locais de trabalho.

Norma de sinalização interna NBR-7195

Norma regulamentadora NBR-7195 que determina a padronização de cores utilizadas para cada tipo de sinalização de segurança.

IT-20

Instrução Técnica Nº 20/2011 que fixa e padroniza simbologias, formas geométricas, dimensões, locais e alturas para aplicação de sinalizações de segurança.

As leis e normas estipuladas para a comunicação de segurança interna são fáceis de ser compreendidas e são orientadas por profissionais, como arquitetos e pelos próprios agentes de fiscalização. No entanto, de nada adianta ter toda a sinalização regulamentada dentro da sua empresa e o funcionário não seguir as instruções, por isso é de extrema importância que hajam treinamentos e renovações periódicas de instruções para a leitura apropriada da comunicação de segurança interna.

Confira alguns de nossos trabalhos desenvolvidos:

placas

placas para sinalização

Quer saber mais informações? Clique aqui para pedir um orçamento.

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest