Um banho de sofisticação com banheiro em acrílico

banheiro em acrílico

banheiro em acrílicoJá imaginou um banheiro em acrílico? Este nobre material pode oferecer, além de beleza, segurança para o lugar mais intimo da sua casa

“Um espaço de renovação” é a nova expressão para definir as novas concepções de banheiros. Segundo um levantamento feito pelo Club de Pesquisa, empresa especializada em opinião de mercado, com 300 pessoas das classes A e B, apontou que para 82% dos entrevistados o banheiro é o primeiro lugar em que pensam quando querem relaxar e 63% disseram que usam o tempo no banheiro para ler, escrever ou falar ao telefone.

O banheiro é tanto o foco de um spa privativo que a arquiteta paulista Luciana Pastore venceu a primeira edição da Campanha Banho Assinado, com um banheiro feminino, no qual ela apostou em paredes revestidas de acrílico em várias cores. “O material foi o que deu o diferencial, ele casou muito bem com a proposta pela quantidade de cores e pelo brilho, que tem um efeito extremamente interessante”, detalha Luciana.

Mas a utilização do acrílico em revestimento de paredes é apenas uma das inúmeras possibilidades de aplicação do material em banheiros. Banheiras de acrílico, por exemplo, têm se tornado cada vez mais frequentes. Hoje, 30% das peças são em acrílico.

Esse crescimento da demanda, segundo Trevisan, está diretamente ligado as características do material. .O acrílico é mais higiênico, por não ser um material poroso, é mais resistente, pode ter várias formas e é o que mais se aproxima das cores da cerâmica, casando melhor com as outras peças do ambiente.

Outros plásticos também fazem frente ao acrílico na aplicação em banheiros, só que de forma inadequada. É muito comum as empresas comprarem peças de poliéster como assentos de vasos sanitários, achando que são produzidos com acrílico e repassarem o erro para o consumidor. O poliéster é muito mais duro, tanto que se sofrer uma pancada forte ele quebra na hora. Da experiência de 33 anos com acrílico, a empresa especializou-se na produção de linhas completas de acessórios para banheiros, como assentos, bancadas, cubas, cestos, papeleira, prateleira, saboneteiras e toalheiras. “Quase tudo pode ser de acrílico”, diz o diretor da Formacril. “Principalmente no caso dessas peças, que geralmente são mais frágeis, o acrílico tem muito mais resistência do que outros plásticos, além da flexibilidade que evita que o material envergue e da beleza que faz dele superior a qualquer outro plástico.”

banheiros em acrilíco

Mais segurança

Outra característica do acrílico, que vai além da beleza, das formas, da durabilidade e até do preço, é a segurança que o material oferece para aplicação em boxes de banheiros. Foi por causa de um acidente que a Associação Brasileira de Defesa do Consumidor, PROTESTE, exigiu em 2008 que a fabricante de vidro para box de banheiro Blindex orientassem melhor os consumidores sobre os riscos de acidentes. De acordo com a entidade, uma consumidora rompeu os ligamentos de um dedo do pé, após o estouro e estilhaçamento do box de vidro de seu banheiro.

Preocupada com este assunto, a Casa do Acrílico, desenvolveu uma espécie de informativo com as propriedades e  diferença de cada material. “Nosso objetivo foi orientar consumidores e empresas instaladoras de box de banheiros sobre a fragilidade do vidro e a segurança do acrílico, que não quebra fácil e, caso isso ocorra, não estilhaça”, afirma Gilson da Silva Soares , diretor da Casa do Acrílico.

Espelhos em Acrílico

O acrílico também pode substituir perfeitamente o vidro em espelhos. “Em comparação com um espelho de vidro comum a qualidade visual fica excelente”, diz Luciano Junqueira Casella, diretor da RPM, empresa que faz metalização em chapas acrílicas. “Apesar de algumas características do plástico refletirem no produto final, a diferença é imperceptível e a segurança incomparável.”

Prova disso é que em cenários de programas de televisão e em grandes eventos anuais, o material é quase uma unanimidade. “Em banheiros de residências a presença das chapas metalizadas ainda é escassa, mas o quarto espelhado do Big Brother, por exemplo, é todo feito em acrílico”, conta Casella.

banheiro acrílico

 

Fonte: Indac

Compartilhar no facebook
Facebook
Compartilhar no twitter
Twitter
Compartilhar no pinterest
Pinterest