Uma boa fachada traz valor à sua marca

fachada

fachadaA comunicação visual é a identidade da loja apresentada ao consumidor.

A fachada e o ambiente da loja são os primeiros fatores a serem percebidos pelo potencial cliente. Entretanto, o impacto produzido pode ser positivo ou negativo. Para determinar o estilo da comunicação visual, devem ser observados o segmento da loja, o perfil do consumidor e a filosofia de atendimento estabelecida. Esses fatores são chamados tecnicamente de merchandising, ou seja, é a forma correta de se comunicar, expor e apresentar junto ao cliente. Alguns dos aspectos mais importantes na ambientação e comunicação com os clientes são:

Logotipo

Deve ser relativamente curto, de fácil memorização e passar o conceito da loja e sua atividade.

Layout

É a utilização dos espaços disponíveis, determinando a melhor forma de adaptá-los ao trabalho de vendas e a comodidade do cliente. Deve considerar:

  • O acesso dos consumidores;
  • O local do caixa;
  • O local de estoque e armazenamento;
  • A disposição dos acessórios para colocação das mercadorias (gôndolas e displays);
  • A disposição das mercadorias e dos corredores, observando a passagem dos consumidores;
  • O local das vitrines.

Higiene e limpeza

Não basta a loja estar limpa, ela tem que parecer efetivamente limpa. O lojista deve ter atenção especial com chão, acessórios, displays, mercadorias, placas e a parte externa da loja.

Iluminação

Iluminar significa realçar loja e produtos. Esse é um dos aspectos mais importantes no ponto de venda. Além de clarear de forma geral a loja, a iluminação pode e deve ser utilizada para destacar produtos ou grupo de produtos, seja internamente ou nas vitrines.

Cores

A tendência geral e mais recomendável é utilizar cores neutras nas paredes, acessórios e gôndolas, assim os produtos serão realçados.

Disposição das mercadorias

Mesmo que a loja seja especializada, as mercadorias devem ser agrupadas de acordo com seu tipo e finalidade ou público a que se destinam. Além disso, os artigos devem estar sempre ordenados e organizados, pois a desorganização provoca perda de valor para os produtos expostos.

Vitrine

O objetivo principal da vitrine é chamar a atenção do consumidor para os produtos que a loja vende, convidando-o a entrar. É muito importante que os produtos expostos sempre contenham os respectivos preços.

Fonte: Sebrae

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